Novidades:
Carregando...

Linha do Tempo - MegaMan

MegaMan é uma série que nasceu em 1987, cresceu bastante, se transformou e tomou vários rumos durante todos esses anos. Ainda hoje possui e conquista milhares de fãs pelo mundo.

A "Linha do tempo MegaMan" mostrará, de forma breve, como a série começou e quais rumos ela tomou.

O primeiro jogo da série MegaMan foi lançado em 1987 para o NES. A Capcom sabia que a Nintendo era uma grande casa onde ali a série, que teve seu personagem ilustrado e co-criado por Keiji Inafune, poderia crescer e se firmar no mercado. Dito e feito. Apesar de não ter se tornado um hit instantâneo, em poucos meses o jogo já havia conquistado muitos fãs, garantindo a chegada de MegaMan 2.

De fato o NES era a plataforma ideal para a série. Os próximos 6 MegaMan foram exclusivos para ele. De MegaMan 1 até MegaMan 6, o jogo seguia o mesmo estilo, apenas mudando cenários e chefes. Mas certamente a Capcom melhorou e muito o design das Boxart após MegaMan 3... MegaMan 6 foi o último para NES, lançado em 1992. Naquela altura do campeonato, o sucessor do NES já havia sido lançado e a Capcom já estava preparando um novo jogo da série... Ou melhor, uma nova série!

Em 1994 a Capcom lançou uma "sub série" para MegaMan, denominada MegaMan X.
O jogo teve seus gráficos altamente melhorados, bem como a jogabilidade. A série ficou famosa logo, garantindo mais jogos. Em 1995, enquanto a Capcom terminara de lançar MegaMan X2, já estava com o próximo jogo da série principal saindo do forno. MegaMan 7 foi lançado em março de 1995 no Japão e em setembro nos Estados Unidos. O aspecto gráfico era basicamente o mesmo da série X, apenas havia mudança no MegaMan, que na série X ganhou um novo visual.

Em 1996, a Capcom lançou MegaMan X3, primeiro jogo para um console 32bits, o Playstation. Naquele mesmo ano ela lançou MegaMan 8, o primeiro da série principal que não foi lançado para um console da Nintendo. Parecia que a Capcom havia encontrado outra casa para os jogos de MegaMan. Apartir daquele ano, 4 jogos da série X foram lançados para o Playstation, alguns para Sega Saturn e PC também. A série X voltou a aparecer em MegaMan Xtreme 1 e 2 para GameBoy Color. O Super Nintendo ainda recebeu, em 1998, o jogo MegaMan & Bass.

Por volta de 1997, a Capcom lançou uma subsérie denominada MegaMan Legends, primeiro jogo da série totalmente em 3D, para Playstation 1, Nintendo 64 e PC. Essa sub série ainda recebeu mais dois jogos, o The Misadventures of Tron Bonne e MegaMan Legends 2.
MegaMan Legends 3 foi anunciado para 3DS, mas acabou sendo cancelado.

MegaMan X5
MegaMan X5 e MegaMan X6, lançados em 2000 e 2001, respectivamente, para Playstation, são considerados por muitos os melhores jogos da série X. A série ainda recebeu mais 3 jogos, o X7, X8 e o X9, para Playstation 2. Esses dois últimos jogos não fizeram tanto sucesso quanto os seus antecessores, e ali ficou parada a série X.

Em 2001 a Capcom cricou outra sub série de MegaMan, chamada de MegaMan Battle Network, e foi lançado para GameBoy Advanced. O jogo era muito diferente do que se tinha visto até 2001. O visual de MegaMan havia mudado bastante, e agora não controlávamos  apenas ele, mas também Lan Hikari. Bem, o jogo se tratava de um RPG baseado em turno... então era muito diferente mesmo do que se tinha visto até então.
A série Battle Network recebeu mais 21 jogos, todos no mesmo estilo. O último da série foi lançado em 2009 para o Nintendo DS, e se chama Rock Man EXE - Operate Shooting Star.

É óbvio que a série Battle Network inspirou a Capcom na criação de outra sub série, para Nintendo DS, chamado de MegaMan Star Force, que em 3 anos, recebeu 7 jogos.

Quando falamos de MegaMan, não podemos esquecer de MegaMan Zero, lançado para GameBoy Advance.
Design de Zero em MegaMan Zero

O jogo teve sua primeira versão em 2002, nele você joga com o personagem Zero(direita), que já havia aparecido em outros jogos da série. A Capcom ainda entregou mais 3 jogos da sub série, MegaMan Zero 2, Zero 3 e Zero 4. Sendo que o Zero e o Zero 2 foram os mais aclamados pela crítica. MegaMan Zero 4 foi lançado em 2005, e naquele ano o sucessor do GBA foi lançado... Então a Capcom não perdeu tempo e, em 2006, lançou uma nova(sim, outra...) subsérie. Dessa vez o nome era MegaMan ZX. Que tem os aspectos da série X, só que com algumas novidades como um mundo aberto e um mapa. A novidade dessa série foram os BioMetais, que se "unem" ao protagonista para que ele se transforme em um MegaMan mais forte. As cenas de anime também ficaram bastante legais.
MegaMan ZX não fez tanto sucesso e não agradou muita gente. Mas a Capcom insistiu e lançou uma sequência, Mega Men ZX Advent. Que apesar de ter recebido menores notas do que seu antecessor, obteve mais sucesso comercial.

Por fim, temos a volta da série principal com grande estilo. Em 2008, a Capcom lançou MegaMan 9 para WiiWare(Wii), Playstation Network(PS3) e Xbox Live Arcade(360). O mais legal dessa volta foi que o jogo é totalmente 8 bits! Uma ideia genial da parte da Capcom, que com certeza rendeu uns trocados a ela... Que, em 2010, lançou MegaMan 10, obtendo uma grande aceitação do público e da crítica.
MegaMan 9
O último lançamento da série MegaMan não é o que muitos esperavam... Se trata de um "Endless Runner" desenvolvido por uma empresa sul coreana, lançado no início de 2015 e disponível apenas no mercado Sul Coreano também!

O futuro da série é incerto, a Capcom cancelou o jogo MegaMan Universe, cancelou MegaMen Legends 3 e faz um bom tempo que não lança nada significante da série (Ainda mais com Mighty Nº 9 esfregando na cara deles como se deve fazer um jogo).
Mas quais surpresas a Capcom nos reserva? Temos que esperar para saber...

2 comentários: Leave Your Comments

  1. >Quando falamos de MegaMan, não podemos esquecer de MegaMan Zero, lançado para GameBoy Advance.

    Podemos sim, amiguinho.

    ResponderExcluir