Novidades:
Carregando...

Curiosidades do Careca #4 - Jogo: Sonic The Hedgehog

Dá pra acreditar que Sonic não foi o primeiro mascote da SEGA? Muitos dos que estão lendo isso podem não saber, mas o Sonic foi criado para substituir o Alex Kidd como mascote da SEGA e ajudar a empresa a bater de frente com sua maior competidora da época, a Nintendo, e seu grande mascote, o Mario.


Até chegar de fato ao Mega Drive em 1991, Sonic, o ouriço (Não é um porco espinho, TecToy!), passou por diversas mudanças, como por exemplo quase ter sido um tatu ou um coelho, ou ser chamado de Mr. Needlemouse até receber seu nome definitivo de Sonic.

Ficou curioso, né? Então confere 5 curiosidades sobre a série do ouriço mais famoso do mundo!






#1 - Azul e super veloz

Todos que conhecem o Sonic já devem ter se questionado isso: Por que o Sonic é azul e super veloz?
Segundo os quadrinhos Sonic Comic, o Dr. Ovi Kintobor, que fazia experimentos envolvendo as Esmeraldas do Caos em seu laboratório, deu um par de tênis vermelhos desenvolvidos por ele para o Sonic, que até então era um ouriço marrom, e o submeteu a alguns testes. Eventualmente Sonic acabou quebrando a barreira do som, dando a ele super velocidade e a coloração azul. Infelizmente um acidente envolvendo uma Esmeralda do Caos instável e ovos podres acabaram transformando o Dr. Kintobor no malígno Dr. Ivo Robotnik, e é aí que a aventura dos primeiros jogos do ouriço começam.

#2 - Velocidade... da luz?

Segundo várias descrições do personagem, Sonic já quebrou a barreira do som e pode, inclusive, correr na velocidade da luz, ou seja, quase 300km/s. Apesar disso, nenhum jogo com contador de velocidade foi capaz de mostrar efetivamente essa habilidade, inclusive poucos mostraram ele na velocidade do som. 
A falta disso nos jogos provavelmente se dá por questões de gameplay, já que se algum jogo mostrasse ele correndo na velocidade da luz, o ambiente ao seu redor começaria a se distorcer e ele chegaria no final da fase extremamente rápido, tornando o jogo não tão jogável assim. Para comparar, ele conseguiria ir de Recife (PE) até Natal (RN) em menos de 1 segundo, então imagine isso num jogo...

#3 - Sonic 3 e Sonic & Knuckles é, na verdade, o mesmo jogo.

Sim, naquela época a SEGA tinha idéias bastante mirabolantes e o sistema lock-on, que encaixava um cartucho no outro, parecia mais uma dessas idéias. Sonic 3 e Sonic & Knuckles eram combinados para "criar" Sonic 3 & Knuckles, parece uma coisa boa, né? Na verdade... Não. 
Sonic 3 & Knuckles é na verdade um único jogo, porém era grande demais para caber em um cartucho só, então a SEGA decidiu dividir o jogo em duas partes, um cartucho com os dados envolvendo Sonic e Tails na primeira parte do jogo e os dados de Knuckles com a segunda parte do jogo em outro cartucho. Conectando os dois cartuchos lhe daria acesso ao jogo completo. Se você conectar Sonic 2 com Sonic & Knuckles iria apenas fazer com que Knuckles fosse jogável em Sonic 2. E esse é o motivo pelo qual nenhum outro jogo funciona com a incrível tecnologia lock-on da SEGA.

#4 - Sonic e Mario juntos no mesmo jogo!

Pois é, quem diria que um personagem criado para competir diretamente com o Mario iria, algum dia, se juntar a ele em competições amigáveis? A primeira vez que isso aconteceu foi em Mario & Sonic at the Olympic Games, lançado para Nintendo Wii em 2007 e para o Nintendo DS em 2008, que colocavam vários personagens da Nintendo e da SEGA para competirem em várias modalidades de jogos olímpicos. Os jogos se tornaram bastante populares e hoje contam com mais de 8 versões e já vendeu mais de 14 milhões de cópias vendidas entre os consoles Wii, Wii U, DS, 3DS e Arcade.


#5 - Michael Jackson trabalhou na trilha sonora de Sonic The Hedgehog 3!

Michael Jackson era fã do Sonic, disso todo mundo sabia, porém por anos as pessoas especulavam que o Rei do Pop havia trabalhado com a Sega na criação da trilha sonora de Sonic 3. 
As semelhanças entre as músicas de Michael e os toques de Sonic 3 eram muitas e várias fontes diziam que isso era verdade, apesar do nome de Michael Jackson nunca ter aparecido nos créditos do jogo. 

Todas as especulações acabaram em 2016, quando uma matéria sobre a teoria, feita pelo Huffington Post confirmou que, sim, Michael Jackson trabalhou em 41 composições para Sonic 3! Apesar da confirmação, não se sabe exatamente quais foram colocadas na versão final do jogo e quais são composições do próprio time da SEGA.

Mesmo com a confirmação do trabalho de Michael, ainda existem duas versões pela qual ele não foi creditado: A primeira é que, segundo o compositor e diretor musical de Michael, Brad Buxer, aparentemente Michael Jackson não gostou do som final que o Mega Drive transmitia e pediu para não ser creditado, e a segunda é que por conta das alegações de abuso infantil que começaram a surgir pouco tempo antes do lançamento do jogo, 1994, a SEGA decidiu retirar o nome do Rei do Pop dos créditos.

E aí, gostaram das curiosidades? Compartilha com a galera! 

2 comentários: Leave Your Comments

  1. Uai sô, artigo bom demais, só sabia da quinta curiosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô preparando de outros jogos também, fico feliz que tenha gostado desse! \õ/

      Excluir